9 curiosidades do Oscar® em seus 90 anos

Quem ostenta a maior quantidade de estatuetas desde a criação dos prêmios?

Não é todo dia que se comemoram 90 anos! A Academia de Artes e Ciências comemora ter criado o Oscar®, um dos prêmios mais prestigiados pela indústria do cinema. Com Hollywood a seus pés, a dourada estatueta dominará o palco do Kodak Theater no próximo domingo 4 de março a partir das 20:30hs na tela do TNT.

Enquanto você prepara a pipoca, as pizzas ou uns nachos saborosos com guacamole para desfrutar da transmissão, te convidamos a repassar 9 curiosidades dos Oscar® em seus 90 anos que te transformarão no protagonista da noite.

#1 A história estes 90 anos do Oscar® começou no hotel Hollywood Roosevelt dia 16 de maio de 1929. Lá foram entregues 15 prêmios para filmes produzidos durante 1927 e 1928. Os assistentes já sabiam quem eram os ganhadores, mas isso mudou para os próximos anos. Em 1953 a cerimônia começou a ser televisada.

#2 Walt Disney ostenta a maior quantidade de prêmios Oscar®. O criador do império de entretenimento infantil recebeu 22 prêmios e foi indicada 59 vezes. Além disso, aceitou 4 estatuetas honorarias, entre elas uma por seu filme de 1939 "Snow White and the Seven Dwarfs". A Academia lhe entregou um Oscar® junto a sete pequenas estatuetas! Seguido por John Williams, compositor da saga "Star Wars", com 51 indicações.

#3 Oscar® existe um só… ou dois! Em 1942 o compositor Oscar Hammerstein II recebeu um prêmio com seu nome pela criação de uma música original para o filme "State Fair". Depois voltou a obtê-lo em 1946. No momento é o único Oscar® que recebeu um Oscar®!

#4 Onze é o número favorito dos filmes mais vencedores do Oscar®. "Ben Hur" de 1959, "Titanic" de 1997 e "The Lord of the Rings: The Return of the King" de 2003 são as três produções que compartilham o podium dos filmes com maior quantidade de prêmios da Academia nestes noventa anos.

#5 A categoria de "Melhor Diretor" é dominada por homens. Na história dos prêmios apenas quatro mulheres foram indicadas, foram elas: a italiana Lina Wertmuller em 1977, a neozelandesa Jane Campion de 1994, a norte-americana Sofia Coppola em 2004 e Kathryn Bigelow em 2010. Bigelow foi a única que ganhou. Greta Gerwig vai pelo Oscar® nesta entrega com seu filme "Lady Bird". Vamos meninas!

#6 Katharine Hepburn é a atriz com mais Oscar® na categoría de "Melhor Atriz" por "Morning Glory", "Guess Who's Coming to Dinner", "The Lion in Winter" e "On Golden Pond". Esta instituição de Hollywood é seguida por oura grande da indústria, Meryl Streep, com três prêmios, igual Ingrid Bergman. Jack Nicholson e Daniel Day Lewis têm três grandes prêmios cada um, e Day Lewis poderia receber o quarto nesta entrega por seu papel protagonico em "Phantom Thread".

#7 A categoría de "Melhor Filme Estrangeiro" é uma das mais interessantes. Entre os países mais premiados estão Itália, com 13 seguido de França com 12. A Argentina recebeu dois prêmios e este não o Chile participará com "Una mujer fantástica".

#8 Denzel Washington recebeu sua oitava nomeação ao Oscar® por seu papel em "Roman J. Israel, Esq" e reafirma seu recorde como o ator afro americano que mais indicações recebeu nestes 90 anos. Em duas ocasiões levou a estatueta para casa por "Glory" e "Training Day".

#9 Os apresentadores são protagonistas da entrega. O humor e o ritmo da noite dependem muito do seu papel. Bob Hope fez isso 18 vezes. Outros grandes anfitriões foram Will Rogers, Frank Capra, Jack Benny, Fred Astaire, Jack Lemmon e David Letterman. Jimmy Kimmel vai fazer isso pela segunda vez e será o responsável por soprar as velas desses noventa anos.

Você já tem todas as informações para surpreender seus convidados! Sintonize TNT e que comece o show!

por TNT
Tags oscar®