9 filmes com os efeitos especiais mais revolucionários da história

Monstros terríveis ou o espaço sideral, tudo tem sua técnica!

Desde o começo, o cinema tentou explorar mundos distantes, o espaço e até a lua! Mas, criar esses lugares e personagens mágicos na tela exigiam muito trabalho. Desde "Le Voyage dans la Lune" de George Méliès até hoje foi um longo caminho. Nesse tempo muitas produções se destacaram por fazer uso magistral de efeitos especiais.

Você tem algum favorito? Enquanto lembramos os detalhes do seu preferido, apresentamos os 9 filmes com efeitos especiais mais revolucionários da história!

#1 "Avatar" de James Cameron chegou em 2009 e com o filme abriu um novo universo vinculado a produção de efeitos especiais. Os avanços proporcionados por este surpreendente filme forneceram novas ferramentas para todas as produções que vieram depois. Arrasou no Oscar® e levou todos os prêmios técnicos e muito mais!

#2 Todos nos apaixonamos por Brad Pitt em "The Curious Case of Benjamin Button" de 2008. O filme baseado em um breve relato de F. Scott Fitzgerald, colocou na tela uma criação em CGI feita através de uma técnica que capta as expressões do rosto. Desenvolvida especialmente para o filme, este efeito visual roubou suspiros da Academia que lhe entregou a estatueta com emoção.

#3 "Life of Pi" é uma obra linda e comovente lançada em 2012 pelas mãos de Ang Lee. O filme absorve os telespectadores por seu impacto visual, as cores, as baleias jubartes, águas repletas de água-viva, o brilho do sol, todas as criações de um grande campo gráfico e imagens VFX inovadoras. Ang Lee ganhou o Oscar® como "Melhor Diretor" e, é claro, sua equipe foi premiada nas áreas técnicas.

#4 Em "Gravity", Alfonso Cuaron nos transporta ao espaço e surpreende com 13 minutos da vista mais espetacular da terra à distância. Como foi feita?  No filme todo o ambiente foi criado com antecedência e depois os rostos de Sandra Bullock e George Clooney foram implantados nesse espaço virtual. Apenas o interior das cápsulas e parte da estação espacial são cenários reais. E levaram um Oscar® para casa por seus geniais efeitos especiais!

#5 "The Matrix" de 1999 construiu um dos filmes mais influentes do cinema dos últimos anos. Os efeitos que os irmãos Wachowskis pensaram para seu filme deixaram um legado que ainda hoje continua sendo utilizado. Quantas vezes você viu o efeito inovador da bala que atravessa o ar em câmera lenta? Muitas prévias surpreendentes surgiram neste filme e isso lhes rendeu quatro Oscar®, todos na área técnica e muito merecidos!

#6 Christopher Nolan quebrou barreiras com seu particular filme "Inception" de 2010. O filme protagonizado por Leonardo DiCaprio nos leva ao mundo dos sonhos onde os espaços se dobram e desdobram como em um caleidoscópio. A realização destas espetaculares imagens foi de responsabilidade de Paul Franklin que misturou efeitos especiais com sets reais desenvolvidos especialmente para o filme. O resultado é uma experiência alucinante e estressante que arrasou nos itens técnicos do Oscar®.

#7 Cameron reaparece nesta lista porque "Titanic" de 1997 foi uma criação épica e surpreendente por muitos motivos. Totalmente ofuscado pelo colapso deste navio imenso, o diretor reproduziu com precisão científica cada momento do naufrágio. Maquetes perfeitas, reproduções exatas e efeitos especais desenvolvidos para o filme juntaram-se para oferecer uma obra comovente que deixou Jack e Rose em nosso coração para sempre.

#8 "The Jungle Book" de 2016 é um grande herdeiro dos enormes avanços conseguidos pela tecnologia dos efeitos especiais criada para filmes que já mencionamos como "Avatar" e "Gravity". Jon Favreau, diretor do filme, conseguiu cativar com animais super-realistas circulando na frondosa selva. Com rostos expressivos e movimentos naturais, o CGI estava perfeitamente relacionado com o único humano em cena e foi maravilhoso!

#9 Toda a saga de "The Lord of the Rings" introduziu uma série de efeitos especiais que conseguiram paralisar os telespectadores que viram os seres fantásticos dos livros de Tolkien caminhando pela Terra Média. Andy Serkis fez um trabalho corporal intenso para a captura dos movimentos que deram vida a Gollum, o obscuro personagem que atravessa a saga com sua trágica história e sua cobiça profunda. A última entrega da trilogia teve 1.488 tomadas que incluem efeitos especiais e pelo excelente trabalho o filme ganhou onze (sim, onze!) prêmios Oscar®.

Estes são alguns dos filmes com efeitos especiais incríveis. Qual é o seu preferido?
por TNT