9 produções que surpreenderam a crítica ganhando um Oscar®

Eles baixaram o polegar! Mesmo assim, conseguiram levar o prêmio mais precioso, mas como?

Gosto é gosto! Mas, quando se trata de filmes a crítica pode ser implacável e torcer o destino de uma produção. De todo modo, existem filmes que conseguem pular essas armadilhas e ganham a graça do público e da Academia que, ignorando as críticas ruins, premia com um Oscar® esses filmes maltratados pelos críticos.

Essas são as 9 produções que surpreenderam a crítica ganhando um Oscar® inesperado:

#1 "Kramer v. Kramer" é hoje em dia um clássico do cinema, mas em 1980 competia com outro grande filme: "Apocalipse Now". Apesar de tudo, o filme protagonizado por Meryl Streep e Dustin Hoffman baseado na separação de um casal, levou o prêmio e deixou todos boquiabertos!

#2 "Ordinary People" é o primeiro filme dirigido por Robert Redford. O filme retrata uma trágica situação familiar e, com essa poderosa história, conseguiu arrebatar o Oscar® em 1981 contra "Raging Bull" de Martin Scorsese. Como fez? São coisas que acontecem, Scorsese teve que esperar até 2007 para ganhar uma estatueta.

#3 "Driving Miss Daisy" narrava os dias de uma mulher branca mais velha e seu chofer afro-americano interpretado por Morgan Freeman. O filme despertou controvérsia entre os críticos vinculado às questões raciais. Isso não o deteve. Superou os principais concorrentes em 1990 e ganhou a corrida contra "Dead Poets Society", "Born on the Fourth of July", "Field of Dreams" e "My Left Foot".

#4 "Dances with Wolves", estrelado por Kevin Costner, conseguiu se impor e ganhou o Oscar® em 1991 tendo na frente um dos filmes sobre a máfia mais lembrados da história do cinema: "Goodfellas". Embora todos nós aprendemos que búfalo é chamado "tatanka" na língua dos Lakota, o prêmio para o filme foi uma surpresa para a crítica!

#5 "Forrest Gump" ganhou o reconhecimento em 1995 e nos deixou frases e imagens memoráveis de Tom Hanks correndo, pescando, recebendo condecorações pelas mãos do presidente, e muitas mais! Com um personagem doce e notável, conquistou a graça dos membros da Academia e se diferenciou dos outros candidatos, entre eles "Pulp Fiction".

#6 "The English Patient" teve 12 indicações ao Oscar® em 1997 e ganhou nove! O drama romântico, protagonizado por Ralph Fiennes y Kristin Scott Thomas, está centrado na triste história que um piloto agonizante conta para sua enfermeira. Embora esse ano a crítica havia adorado "Fargo", dos irmãos Coen, o filme não foi sequer considerado!

#7 1999 foi o ano de "Shakespeare in Love" que, com um relato romântico sobre a juventude de Shakespeare, nocauteou uma produção sem precedentes do consagrado diretor Steven Spielberg: "Saving Private Ryan". Por quê? Pois, há rumores que indicam que a produtora do filme exerceu certa influência para conseguir essa consideração da Academia. Mesmo o filme sendo bom, a crítica ficou petrificada diante dos resultados.

#8 "Crash" fez parte de uma onda que chegou a Hollywood com força: histórias paralelas que acontecem ao mesmo tempo e se conectam em um ponto. Em 2006 este filme de Paul Haggis ganhou um Oscar® como "Melhor Filme" bloqueando a passagem para "Brokeback Mountain"! o filme de Ang Lee, protagonizado por Heath Ledger y Jake Gyllenhaal, colocou Hollywood contra as cordas com uma história de amor entre homens que fascinou a audiência, mas ficou sem o prêmio!

9# "The King's Speech" ganhou a estatueta como "Melhor Filme" em 2011 com a vida do Rei Jorge da Grã-Bretanha que sofreu uma condição que o envergonhava: era gago. O filme descreve como um fonoaudiólogo o ajudou a melhorar a situação e assim pode ultrapassar as exigências do cargo. Agradável, e em alguns momentos comoventes, o filme competia com "The Social Network", o filme de David Fincher que retratava o surgimento do Facebook. Mas a Academia decidiu olhar para trás e o Rei ficou com sua coroa e o Oscar®.

Neste 4 de março veremos pelo TNT qual dos novos indicados ficará com o Oscar®: "Call Me by Your Name", "Darkest Hour", "Dunkirk", "Get Out", "Lady Bird", "Phantom Thread", "The Post", "The Shape of Water" ou "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri". Todos muito diferentes e com excelentes críticas, será uma competição difícil. Qual é seu favorito?

por TNT
Tags oscar