A América Latina estará presente no Oscar®

Com dez produções, busca-se um prêmio para "Melhor Filme Estrangeiro"

A categoria "Melhor Filme Estrangeiro" é uma das mais esperadas da noite do Oscar®. Muitas nações do mundo enviam suas produções para que sejam consideradas e selecionadas para participar da competição. A diversidade de propostas cinematográficas é enorme e representa fielmente a cultura e as peculiaridades de diferentes países.

Dos 87 filmes na competição para obter um lugar na categoria, dez pertencem a América Latina. Argentina, Uruguai, Brasil, Chile, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador apresentaram suas produções para a 91° entrega dos prêmios da Academia® à espera que dia 24 de fevereiro, dia da entrega dos prêmios, anunciem seu nome no palco da premiação.

Os participantes latino-americanos são:

#Argentina: "El Ángel" de Luis Ortega. A história de um dos assassinos mais famosos do país foi um grande sucesso nos cinemas e festivais. A Argentina se apresentou 45 vezes nesta categoria e obteve o Oscar® duas vezes, em 1987 e 2010.

#Bolívia: "The Goalkeeper" de Rodrigo "Gory" Patiño. O filme conta a dramática história de um ex-jogador de futebol que precisa ganhar certa quantia de dinheiro para que seu filho possa fazer um transplante.

#Brasil: "O Grande Circo Místico" ("The Great Mystical Circus") de Carlos Diegues. O filme do consagrado diretor segue a vida e atribulações de uma família austríaca dedicada ao circo ao longo de 100 anos e cinco gerações.

#Chile: "…Y de pronto el amanecer" ("…And Suddenly the Dawn") de Silvio Caiozzi. Representando o país, "Una mujer fantástica" é o último vencedor nessa categoria. Neste novo filme apresenta a história de um escritor famoso que retorna ao seu povoado onde se reencontra com um passado esquecido.

#Colômbia: "Pájaros de verano" ("Birds of Passage") de Cristina Gallego e Ciro Guerra. O filme narra o nascimento da indústria do narcotráfico em um lugar especial da geografia colombiana. Os diretores receberam uma indicação ao Oscar® em 2015.

#Equador: "A Son of Man" de Jamaicanoproblem. Filmado durante dez anos na selva equatoriana utilizando drones, o filme segue Pipe, um adolescente de Minneapolis, que se junta a seu pai em busca de um tesouro.

#Paraguai: "Las herederas" ("The Heiresses") de Marcelo Martinessi. Apenas três filmes paraguaios se apresentaram no Oscar®. Esta produção conta as adversidades de Chela que deve aprender a viver sozinha quando sua companheira de vida, Chiquita, é presa por fraude.

#Peru: "Eternidad" ("Eternity") de Oscar Catacora. Totalmente falado na língua aymará, o filme mostra um casal de idosos indígenas que vive nas montanhas enquanto espera que seu filho venha visitá-los.

#Uruguai: "La noche de 12 años" ("Twelve-Year Night") de Álvaro Brechner. O filme conta a história real de José "Pepe" Mujica, ex-presidente de Uruguai, que ficou preso por doze anos em confinamento solitário durante a ditadura militar.

#Venezuela: "La familia" ("The Family") de Gustavo Rondón Córdova. O filme analisa a relação entre um pai e seu filho em um bairro violento de Caracas.

A categoria "Melhor Filme Estrangeiro" recebe também pela primeira vez Malawi, com "The Road To Sunrise" do diretor Shemu Joyah, e Nigéria com seu filme "The Wedding Ring" de Rahmatou Keïta. Vamos conhecer os indicados para a disputa dia 22 de janeiro e a entrega de número 91 do Oscar® será realizada dia 24 de fevereiro de 2019.

por TNT
Tags oscar