Cate Blanchett, favorita e vencedora do Oscar

A australiana conquistou o prêmio de Melhor Atriz na 86ª Entrega da Academia

Cate Blanchett vinha arrasando em todas as entregas de prêmios, com mais de 30 estatuetas conseguidas na Temporada por seu papel em "Blue Jasmine". Por isso suspeitava-se (na verdade, era certo) que ela não seria ignorada pela Academia. E foi o que aconteceu. Depois da indicação por "Elizabeth" no final do anos 90, ela finalmente foi escolhida ao prêmio de Melhor Atriz. 

Sob a direção de Woody Allen, a australiana desbancou Amy Adams (American Hustle), a genial Sandra Bullock (Gravity), Judi Dench (Philomena) e Meryl Streep (August: Osage County), indicada 18 vezes ao Oscar. Visivelmente comovida, ela subiu ao palco do Dolby Theatre de Los Angeles para receber o prêmio – já tinha recebido um como atriz coadjuvante por seu trabalho em "O Aviador", de Martin Scorsese– e dedicou algumas palavras aos seus familiares e amigos.

O filme do nova-iorquino conta a história de Jasmine, uma mulher rica e da alta sociedade que de uma hora para outra fica sem dinheiro, sem casa e sem marido. Diante desta situação, ela decide se mudar para São Francisco e morar com a irmã, uma mulher de classe média, num pequeno apartamento. Além de Blanchett, o filme conta com Alec Baldwin, Sally Hawkins, Max Rutherford, Andrew Dice Clay, Joy Carlin, Richard Conti, Glen Caspillo, Charlie Tahan, Annie McNamara, Daniel Jenks, Tammy Blanchard, Kathy Tong, Ted Neustadt, Andrew Long; entre outros. 

Dado TNT: "Blue Jasmine" é uma adaptação de Woody Allen da célebre peça teatral de Tennessee Williams, "Um Bonde Chamado Desejo".
por Alejandro Cusa
Tags oscar oscars