Fique ligado!

Por que gostamos tanto de filme de ação?

O que acontece quando tomamos um par de horas para relaxarmos e desfrutar de um bom filme? Além de nos distrair do dia a dia, ver um filme produz vários efeitos em nosso cérebro. De acordo com diferentes estudos, quando vemos um filme em nosso cérebro ocorre uma infinidade de processos que fomentam uma serie de emoções e sensações.

Quando assiste a um filme que capta sua atenção e sente-se transportado:

1. Você para de estar atento ao seu corpo. Se estiver cansado, doente ou com uma dor de cabeça você esquece esse momento.

2. Você se abstrai de seu entorno. Não presta atenção nas pessoas a sua volta e nem o que acontece.

3. Você não duvida. Acredita em tudo que vê e aceita coisas que são totalmente improváveis, se entrega. Acredita que existam os hobbits, Spiderman e por ai vai!

4. Você fica emocionado, tem sentimentos em diferentes situações ainda que saiba que não são reais.

Os filmes de ação nos brindam com emoções, que podem ser terrorificas, não são reais, tem final e por isso podemos suporta-las. Cada vez que vemos um filme que nos entretém, nosso cérebro tira férias e se deixa levar em uma montanha russa de emoções que no final nos deixa a salvo em casa.

Se você gosta de fortes emoções, durante março poderá desfrutar de grandes filmes de ação pela TNT com o Especial Mais Velozes E Mais Furiosos e os melhores filmes da franquia Fast & Furious e a maratona que terá como protagonista Jason Bourne.

Dado TNT: o Neurocientista Jeffrey M. Zacks, autor de Flicker: Your Brain on Movies (Oxford University Press 2014) defende que nosso cérebro não evoluiu para ver filmes, mas os filmes sim evoluíram para aproveitarem melhor as funções do cérebro.
por TNT