Gary Oldman é Churchill em "Darkest Hour"

O filme indicado ao Oscar® traz as telas um momento difícil da história

A competição para ganhar a estatueta de "Melhor Filme" nesta entrega dos prêmios da Academia será realmente complicada. Existem concorrentes incríveis na disputa e um dos filmes mais aclamados, graças ao trabalho de seu protagonista é "Darkest Hour". O filme dirigido por Joe Wright é estrelado por Gary Oldman que interpreta magnificamente o ex-Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill.

"Darkest Hour" retrata um momento crítico da história da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Imediatamente após Churchill assumir a responsabilidade da nação, Hitler fez sua primeira tentativa de invadir o país. Com a França já dominada, o condutor do avanço nazista na Europa estava no momento de maior força. Em um contexto difícil e com pouco apoio, Churchill manteve a Inglaterra segura.

O filme obteve seis indicações ao Oscar®, entre eles a de "Melhor Ator" para o genial Gary Oldman. Mas, o ator quase não aceitou o papel. Em uma entrevista a Deadline, confessou que sua primeira reação foi dizer não: "Eu disse, 'não estou interessado'. Estou sendo indicado para interpretar este ícone, indiscutivelmente um dos britânicos mais ilustres e eu não me pareço com ele em nada".

Claro que as coisas mudaram. Com a ajuda de uma das lendas da maquiagem, Kazuhiro Tsuji, Oldman se transformou totalmente até se tornar o líder mais importante da metade do século. "Os produtores Douglas Sabansky e Gisele, minha esposa, disseram 'Você vai parar no Parlamento e dizer essas grandes palavras, o que tem a perder?", comentou o ator. E efetivamente foi uma grande decisão!

A preparação não foi apenas para brilhar como Churchill. Oldman também precisou estudar suas atitudes corporais e seus trejeitos. "Conferi as filmagens dos noticiários de Winston, e ele foi retratado como um tipo mal-humorado, reclamão, com seu uísque e seu cigarro. E o Churchill que eu vi nas imagens era alguém com muita vitalidade. Ele estava marchando diante de todos e saltando; ele parecia de fato um bebê", sustentou.

Alcançará a incrível performance de Oldman em "Darkest Hour" para ganhar o prêmio de "Melhor Filme"? Vamos saber dia 4 de março pelo TNT.


por TNT