Gary Oldman se converte em Churchill em "Darkest Hour"

A incrível transformação pela qual o ator passou poderia lhe valer um Oscar®

Gary Oldman é um extraordinário ator inglês que está permanentemente na mira dos prêmios pela qualidade de suas interpretações. Como esquecer o poderoso "Drácula" no filme de Francis Ford Coppola ou Sirius Black na saga Harry Potter. Inúmeros papéis passaram por ele e em "Darkest Hour" entra na pele de Winston Churchill. E não foi um trabalho nada fácil!

Para que Oldman se tornasse o lendário político britânico, foi necessária a maestria de Kazuhiro Tsuji, um artista de próteses e maquiagem que saiu de seu retiro para se juntar a está espetacular produção. "Tenho quase 60 anos. Não vou engordar 50/60 libras para interpretar este homem porque seria ridiculamente insalubre... E levaria muito tempo", comentou Oldman.

Em um clipe divulgado no Twitter de "Darkest Hour", a produção nos convida a conhecer o longo processo de transformação ao qual o ator foi submetido. Com uma equipe comandada por Tsuji, presenciamos uma série de provas necessárias para construir o molde adequado para gerar as próteses que recriam a cara do personagem.

Mas, como afirma no clipe o próprio Tsuji, deve alcançar um ponto certo com a máscara para que seja um equilíbrio entre o ator e personagem, pois não queremos que seja uma fantasia. "É como uma espécie de Picasso no que faz, ninguém faz como ele", sustenta Oldman nas imagens. É realmente um artista!

As próteses são tão frágeis que devem ser feitas todos os dias. Isso inclui pintar a mão o tom da pele e recriar cada pequeno detalhe como veias, derrames, sardas, entre outros. E há de fazer com muito cuidado, pois cada uma das marcas da cútis deve coincidir com a do dia anterior para que o rosto do personagem não seja alterado durante a filmagem.

A transformação é impecável, "Darkest Hour" foi indicado ao Oscar® nas categorias de "Melhor Filme", "Melhor Ator" e, com certeza, depois deste trabalho duro também é considerado em "Melhor Maquiagem e Penteado", entre outros itens técnicos. Os competidores são muito fortes e a disputa será árdua. Seu trabalho foi tão impressionante. Merecem um prêmio!

Ficaremos sabendo no dia 4 de março na entrega dos prêmios da Academia ao vivo pela tela do TNT!


por TNT