Lupita Nyong'o desbancou Jennifer Lawrence

A atriz conquistou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante na 86ª Entrega do Oscar

Nesta noite de domingo, a atriz Lupita Nyong'o venceu Jennifer Lawrence na categoria Melhor Atriz Coadjuvante da 86ª Entrega do Oscar transmitida pelo TNT para toda a América Latina. A atriz conquistou o tão almejado prêmio por seu papel de Patsey em "12 Years a Slave", vencendo a favorita de Hollywood, que interpretou Rosalyn Rosenfeld em "American Hustle", do grande David O. Russell. Além disso, desbancou as experientes Julia Roberts (August: Osage County), Sally Hawkins (Blue Jasmine) e June Squibb (Nebraska) na cerimônia conduzida com humor por Ellen DeGeneres.

"Agradeço a Academia pelo reconhecimento. Não esqueço por momento nenhum que esta alegria é pelo sofrimento desta pessoa", disse com lágrimas nos olhos. Depois, dedicou algumas palavras ao diretor Steve McQueen por "relembrar a nação" esta história. Nyong'o tinha perdido o Globo de Ouro para a estrela de "Jogos Vorazes" (The Hunger Games), mas tinha se recuperado no Screen Actors Guild Awards, uma semana depois. No palco do Shrine Exposition Center, disse que "ser reconhecida é uma honra de primeira grandeza".

O filme segue os passos de Solomon Northup, um violinista, homem livre de raça negra, casado pai de dois filhos, que é enganado, drogado, sequestrado e vendido para um leilão de donos de campos de trabalhos na Georgia em pleno século XIX, quando a União Americana se debatia entre escravocratas e liberais. Passando por vários donos durante 12 anos, ele é forçado a trabalhar sob o comando de pessoas inescrupulosas.

Dado TNT: Foi a esposa de Steve McQueen que encontrou as memórias de Solomon Northup, publicadas em 1853, e que sugeriu o marido a fazer o filme.
por Alejandro Cusa
Tags oscar oscars