Miss Universo: Cinco curiosidades sobre a desejada coroa

Neste domingo, ao vivo pelo TNT, acontece o tão aguardado concurso. Oitenta e oito jovens sonham com a glória

Neste domingo, dia 25 de janeiro, acontece a 63ª edição do Miss Universo, o tradicional concurso feminino que acontece anualmente e que analisa a beleza, a elegância, a inteligência, a personalidade, a pose e a personalidade das candidatas do mundo inteiro. Com transmissão ao vivo do TNT, em Doral, na Florida, o evento conta com 88 participantes que sonham em conquistar a tão desejada coroa. E é exatamente sobre este símbolo de glória que vamos contar cinco curiosidades.

1) Em 1952, a primeira coroa do Miss Universo foi uma réplica em miniatura de uma usada pela rainha Isabel II do Reino Unido, com joias numa base de veludo e amarrada com uma fita branca.

2) Entre 1963 e 2001 foi usada a quinta coroa do Miss Universo, sem dúvida a mais famosa e  emblemática. A mesma serviu de inspiração para outros concursos, em todos os níveis. Ela é feita de brilhantes, com enfeites ondulados nas laterais, moldurando no centro um óvalo que contém a delicada figura de uma mulher com os braços ao lado (a logo da Miss Universo até 1997), e sobre um círculo. 

3) A Miss Universo 1970, Marisol Malaret, foi a primeira ganhadora do concurso a guardar a coroa como parte dos prêmios recebidos, tradição que foi descontinuada em 2001.

4) De 2002 a 2007 foi utilizada a sexta coroa do Miss Universo, chamada "Ave Fénix". Trata-se de uma peça feita de 18 quilates de diamantes, 800 brilhantes e 120 pérolas cultivada para a ocasião. Seu valor era cerca de US$ 250.000 e as vencedoras utilizavam uma réplica de menor valor e tamanho.

5) Entre 2009 e 2013 foi utilizada a oitava coroa do Miss Universo. A Organização encarregou da empresa Diamond Nexus Labs, conhecida por criar pedras preciosas em ambiente ecológico e amigável, o desenho de três coroas; que foram escolhidas e votadas pelo público. 

Dado TNT: Entre algumas das celebridades que participaram do concurso estão a supermodelo Helena Christensen (Dinamarca 1986) e as atrizes Carolina Gómez (Colômbia 1994), Jacqueline Bracamontes (México 2001) e Gal Gadot (Israel 2004).
por Alejandro Cusa