Morreu Peter O'Toole, o legendário Lawrence de Arábia

Aos 81 anos, morre o ator dos olhos azuis que hipnotizavam o mundo por onde passava

Neste domingo ficamos sabendo da triste notícia que Peter O'Toole, ator que interpretou o coronel T.E. Lawrence no filme épico "Lawrence de Arábia", morreu aos 81 anos depois de uma longa luta contra a doença. O adeus do astro, que hipnotizou o mundo com seus profundos olhos azuis, ocorreu no hospital londrino Wellington e segundo seu agente: "Ele era único e um gigante na sua área".  

Aqueles que o conheceram souberam descrevê-lo não apenas como um ator versátil e magnífico, mas como uma pessoa alegre, extrovertida e lutadora. E foi dessa forma que ele construiu sua carreira.  Todas estas características, com certeza, o levaram a interpretar seu famoso papel em 1962, num filme dirigido por David Lean, o mesmo de "Doutor Jivago". 

Sem dúvida, o papel mais importante da sua carreira foi o de T.E. Lawrence, recusado por Marlon Brando e Albert Finney. Entretanto, ele também deixou sua marca no teatro e na televisão através das genais personagens de Shakespeare.  Seu talento foi reconhecido com oito indicações aos Oscar, sem nunca receber a estatueta. Mas foi só em 2003 que a Academia resolveu premiá-lo pelo conjunto da sua carreira.  

No ano passado, O'Toole informou através de um comunicado de imprensa que se retirava da profissão e que estava feliz por tudo conquistado: "O cinema me deu todo o apoio emocional possível através do público. Também me permitiu conhecer pessoas maravilhosas e inesquecíveis colegas de profissão. Estarei grato para sempre". Felizmente, ele ainda deixou um filme ainda inédito: "Katherine of Alexandria", que estreia em 2014 no cinema. Certamente que iremos lembrá-lo como ele sempre quis, como um grande ator.  

Dato TNT: Peter O'Toole quis ser jornalista, mas se tornou ator. 
por Alejandro Cusa