O amor como a água em "The Shape of Water"

O filme de Guillermo del Toro é um dos candidatos mais fortes para arrasar no Oscar®

Com anos de experiência nas costas, Guillermo del Toro chegou novamente aos cinemas com um filme novo e fora do comum: "The Shape of Water". O filme que tem arrasado nas premiações ganhando o Leão de Ouro® de Veneza, dois Golden Globe® e espera ansioso os resultados das 13 indicações ao Oscar®, entre elas "Melhor Diretor" e "Melhor Filme"!

"The Shape of Water" apresenta Eliza, uma mulher muda que trabalha na área de limpeza e um centro de investigações do governo dos Estados Unidos. Por sua condição, é convocada para limpar uma área restrita onde conhece um monstro marinho que é objeto de estudo. Lentamente, uma complexa história de amor surge entre eles e a vida se torna muito mais interessante para os dois.

Em uma entrevista com o portal Den of Geek, del Toro comentou que seu filme: "Tenta comemorar as imperfeições, celebrar a 'alteridade' e o fato de que possamos nos apaixonar por outra pessoa. Não se trata tanto de tolerância como do amor, mas de um filme muito humanista. Comemora a vida, o que geralmente não faço nas minhas histórias".

Protagonizado por Sally Hawkins, indicada como "Melhor Atriz", o filme fala do poder do amor que, como afirma seu diretor: "Quebra tudo como água, passa por onde pode e toma a forma que do que conquista". Você já viveu um amor assim? Com uma estética situada nos anos 60, a luz, as cores e o estilo da narração transmitem cuidadosamente essa maravilhosa fábula.

Mas, segundo comentou del Toro, a realização do filme não foi um prazer: "Foi uma filmagem horrível logisticamente. Artisticamente foi maravilhosa; os atores, as câmeras, os sets... tudo era lindo. Mas chegávamos atrasados todos os dias, ficávamos sem tempo, e sem dinheiro", comentou para Den of Geek. Apesar de tudo, o diretor conseguiu transmitir a ternura e emoção deste amor, ganhará um Oscar® depois de tanto esforço?

Saberemos no dia 4 de março na entrega de prêmios da Academia e você acompanha ao vivo pelo TNT.
por TNT