Por que amamos filme de terror?

Se você gosta de criaturas fantásticas, sangue e gritos, descubra o porquê!

Algumas pessoas não conseguem deixar de assisti-los, gravam todos os especiais, colecionam materiais e seguem seus idealizadores. Mas atrás desta preferencia particular pelo filme de terror existem motivos pelos quais certos tipos de publico se sentem mais atraído por este gênero.

Viver intensamente momentos aterrorizantes dos filmes de horror na segurança de nossa casa tem efeitos concretos no corpo e nas emoções. Quem já não experimentou fisicamente uma perseguição que acontece na tela, parando bruscamente para encorajar um personagem ou cobrir-se como que algo espirrasse do televisor? Todas essas reações tem um correlato fisiológico e neuronal. E você, como se sente depois de assistir um filme de terror?

Seus batimentos e pressão sanguínea aumentam notavelmente.
Depois que o filme acaba a excitação fisiológica persiste. Isso significa que qualquer emoção positiva se intensifica e a sente com maior plenitude.

Curte os altos níveis de excitação fisiológica.
Segundo estudos 10% da população ama viver o choque da adrenalina. Estar à beira do abismo também pode ser estimulante, sempre e quando podemos voltar à segurança de nossa rotina.

Adora as novidades.
Os filmes de terror apresentam situações que saem do comum e a curiosidade por mudanças é muito importante para a sobrevivência. É uma parada no percurso.

Às vezes as emoções negativas geradas por um filme podem durar um longo tempo. Por exemplo, depois da estreia de ‘Tubarão' muitas pessoas tiveram dificuldades de voltar a nadar no mar. Ou geram apreensão a certos papeis clássicos no filme de terror quando estes se relacionam com nosso trabalho ou cotidiano.

Para desfrutar do filme de terror tem que estar em um ambiente seguro e saber que esta situação se acaba quando desliga a televisão ou retira o filme. Mas se isso não acontece e quer cortar com a tradição aterrorizante de sexta-feira 13 não perca na TNT o Especial SEXTA-FEIRA 13 MUITO LOUCA!

Dado TNT: segundo diferentes estudos académicos o humor e a risada podem ser uma das maneiras de neutralizar as emoções negativas junto a outras emoções positivas como o amor, a esperança, a alegria ou a felicidade. Aproveite o Especial!
por TNT
Tags terror