Quais países já escolheram seus filmes para o Oscar?

Muitos países sonham em serem vencedores na categoria "Melhor Filme Estrangeiro". Alguns países latinos já fizeram suas escolhas, outros ainda não

A essa altura, muitos países já escolheram seus longas-metragens que participarão da possível seleção para a categoria Melhor Filme Estrangeiro no próximo Oscar que, como todos os anos, será transmitido ao vivo para toda a América Latina. Entre eles estão alguns filmes latinos. Nos próximos dias saberemos quais serão os outros que completarão a lista.

"Matar a un hombre", de Alejandro Fernández Almendras, representará o Chile na seleção da Academia que anunciará a lista final em janeiro de 2015. A premiação acontece dia 22 de fevereiro. O filme, o terceiro do diretor e que também é a escolha para o Goya, gira em torno da vingança de um pai depois que o filho é ferido por um deliquente. 

Já a aposta peruana é "El evangelio de la carne", filme de Eduardo Mendoza que mostra o que acontece com três pessoas no dia um clássico do futebol e de uma procissão do Senhor dos Milagres.  Depois de desbancar outros competidores, resta agora aguardar a decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. 

Da terra venezuelana o filme escolhido é "Libertador", dirigido por Alberto Arvelo e estrelado por Edgar Ramírez, produção que sonha em fazer parte do quinteto que competirá pela tão sonhada estatueta dourada de Hollywood. O filme conta a vida de Simón Bolívar e sua luta por conseguir a independência do seu país e a integração da América Latina.

"Cristo Rey" é o filme representante da República Dominicana na disputa pelo Oscar, segundo informou a Comissão Dominicana de Seleção de Filmes do Ministério da Cultura. Leticia Tonos é a diretora da história que segue os passos de dois meio irmãos (haitiano e dominicano) que lutam pelo amor de uma mulher que decidiu fugir com um deles.

Outros países que já enviaram seus representantes foram: Taiwan que escolheu "Ice Poison"; Japão, "The Light Shines Only There"; Nepal, "Jhola"; Mauritânia, "Timbuktu"; Turquia, "Winter Sleep"; Grécia, "Little England"; Bulgária, "Rhapsody"; Georgia, "Corn Island"; Holanda, "Accused"; Áustria; "The Dark Valley"; Estônia; "Tangerines"; Noruega, "1001 Grams"; Croácia; "Cowboys"; Finlândia, "Concrete Night"; Sérvia, "See You in Montevideo"; Suecia, "Force Majeure"; Luxemburgo, "Never Die Young"; Alemanha, "Beloved Sisters"; Hungria, "White God"; Polônia, "Ida"; e Romênia, "The Japanese Dog".

Dado TNT: Brasil, México, Argentina e Colômbia anunciarão seus selecionados em breve.
por Alejandro Cusa

PUBLICIDADE