Qual é o seu traje preferido do Batman?

Revelado o traje que Ben Affleck usará em "Batman vs. Superman", a TNT repassa alguns dos modelos usados pelo super-herói de 1989 até hoje. Confira e escolha seu favorito!

Zack Snyder divulgou por meio de sua conta no Twitter a primeira imagem do protetor de Gotham City que será vivido por Ben Affleck (Batfleck, como andam dizendo), no esperadíssimo "Batman vs. Superman". O traje do super-herói causou uma revolução instantânea nas redes sociais, com comentários positivos por sua semelhança com a das ilustrações do genial Frank Miller. Possivelmente – ainda que tenhamos de esperar – será uma das melhores já vistas na telona. Mesmo assim, resolvemos revisitar em nossa galeria de imagens todos os trajes vistos de 1989 até hoje, para termos certeza.

O Batsuit de Tim Burton
Michael Keaton encarnou o "Homem Morcego" nas produções de 1989 e 1992, dirigidas magistralmente por Tim Burton. O primeiro filme trazia no elenco Jack Nicholson, como o Coringa, e a belíssima Kim Basinger. No segundo (Batman Returns), vimos Danny DeVito como o Pinguim e Michelle Pfeiffer como a Mulher-Gato, em uma obscura Gotham City.

Os trajes foram desenhados por Bob Ringwood, baseados nas versões de Neal Adams. O da década de 80 era preto e ostentava no peito o símbolo do Homem Morcego em amarelo. Possuía também um cinturão da mesma cor, uma armadura pesada no peito, antebraços e botas, uma pistola acoplada e uma capa longa, entre outros elementos. Já o Batman do início dos anos 90 sofreu algumas modificações, com formas mais angulares e um símbolo mais similar ao dos quadrinhos.   

A vez de Joel Schumacher
Em 1995, o justiceiro mascarado voltou em "Batman Eternamente". Mas, dessa vez, com Val Kilmer sob a máscara e Joel Schumacher na cadeira do diretor. Tommy Lee Jones, Jim Carrey, Chris O'Donnell, Nicole Kidman, Michael Gough e Drew Barrymore também fizeram parte do elenco dessa produção muito menos obscura que as anteriores. Dois anos depois, com o mesmo diretor, George Clooney assumiu o papel e, ao lado de Arnold Schwarzenegger, Uma Thurman e Alicia Silverstone, estrelou "Batman & Robin", considerada por muitos a pior produção sobre o herói da DC.

No primeiro filme da série, outra vez com Ringwood a cargo do traje, o que mais chamou atenção e se criticou foi a incorporação do tórax de borracha, inspirado nas estátuas dos deuses gregos. O desenho era mais anatômico, o cinturão era escuro, as orelhas, maiores, e o símbolo era um pouco mais tridimensional. No traje do filme seguinte, desenhado por Ingrid Ferrin e Robert Turturice, notou-se um tom muito mais azulado, o símbolo era maior e, assim como na produção anterior, foi trocado por outra versão no clímax da história.

A trilogia de Christopher Nolan
Pelas mãos de Christopher Nolan chegou a última adaptação sobre o protetor de Gotham City, interpretado por Christian Bale desde 2005, em "Batman Begins", até 2012, em "Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Ao longo dos anos, foram vários os astros que acompanharam o vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante por "O Vencedor", entre os quais se destacam Michael Caine, Gary Oldman, Morgan Freeman, Liam Neeson, Katie Holmes, Cillian Murphy, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Tom Hardy, Anne Hathaway, Marion Cotillard e Joseph Gordon-Levitt.

Seu traje ficou sob a responsabilidade de Lindy Hemming. Ele foi apresentado como uma roupa de sobrevivência prevista para uso militar avançado, mas descartada por seu custo elevado. O traje possuía um eficiente sistema de blindagem, um dispositivo de comunicação e escutas nas orelhas, um cinturão cobre, uma capa de tecido inteligente que podia passar de flexível à rígida, "visão sonar" e uma infinidade de armas e gadgets. O símbolo preto estava em relevo e ocupava todo o peito. Na segunda e terceira produções, o batsuit se dividiu em várias capas para dar maior elasticidade a Bruce Wayne. Foram melhorados os instrumentos de ataque e defesa, o símbolo diminuiu e, claro, foram introduzidos novos utensílios engenhosos.
por Alejandro Cusa