Quem é esse garoto dourado?

Como ele fica bem com um Oscar® na mão! E, a além disso, tem uma grande história

O Oscar® entregue pela Academia de Artes e Ciências surgiu em 1927, meses depois de criada a organização. Todos concordaram que um prêmio seria muito importante para valorizar e enaltecer o trabalho da indústria e rapidamente Cedric Gibbons, diretor criativo da MGM, desenhou uma estatueta que foi criada pelo escultor George Stanley.

Feita de bronze sólido e coberta em ouro de 24 quilates, é um dos homens mais desejados. E, para inspirar a atlética imagem, teve um modelo humano que emprestou seu corpo: o ator e diretor mexicano Emilio "o Índio" Fernández. O famoso diretor era amigo da esposa de Gibbons e, embora com alguma relutância, decidiu pousar como modelo e se tornou uma escultura.

A famosa figura começou a ser entregue dia 16 de maio de 1929 em uma cerimônia comemorada no hotel Hollywood Roosevelt. Com 34 centímetros e 4 quilos, o Oscar® tem um estilo Art Deco e representa uma figura austera de um cavaleiro que sustenta uma espada sob uma bobina de filme.

Mas, de onde tirou esse nome? Existem várias histórias. Uma das mais conhecidas é que surgiu de Margaret Herrick, Diretora Executiva da Academia, que a achou muito parecida com seu tio Oscar. O nome ficou popular porque um jornalista o utilizou pela primeira vez em 1934 e depois se oficializou em 1939.

A estatueta é fabricada na cidade de Chicago pela empresa R.S. Owens & Company que segue rigorosos processos de segurança para criar cada Oscar® todos os anos. No dia 4 de março serão entregues novamente no Dolby Theater de Los Angeles onde veremos o tradicional tapete vermelho, a tensão, as polêmicas e o humor de uma noite inesquecível.

Acompanhe o evento com seus artistas favoritos pela tela do TNT!
por TNT
Tags oscar