SAG: Matthew McConaughey caminha como o favorito ao Oscar®

Ele se impôs na categoria de Melhor Ator de Cinema no Screen Actors Guild Awards®, conquistando a segunda estatueta na Temporada de Prêmios

Nesta noite de sábado, durante a vigésima edição do Screen Actors Guild Awards® transmitido pelo TNT para toda a América Latina, Matthew McConaughey venceu na categoria Melhor Ator por seu papel de Ron Woodroof em "Dallas Buyers Club". Dessa forma, o ator texano caminha como forte candidato ao Oscar, cerimônia que será transmitida no dia 2 de março pelo canal e que encerra a Temporada de Prêmios.  

"Estou muito feliz. Obrigado aos indicados, de todas as categorias. Realmente é uma grande aventura ser ator. Buscamos personagens que enriqueçam nossa vaidade e que acabem com as nossas obsessões", disse o ator no palco do Shrine Exposition Center. Depois, concluiu: "Existe um ponto mágico que nós atores tentamos atingir e que não conseguimos, quando nos tornamos o foco da vida da personagem." 

Curiosamente, esta foi a primeira vez que McConaughey foi indicado pelo Sindicato dos Atores de Cinema e TV, conseguindo finalmente ser levado a sério pelos colegas de profissão aos 44 anos de idade. Dessa forma, terminou desbancando Chiwetel Ejiofor, grande favorito por sua interpretação de Solomon Northup em "12 Years a Slave", Bruce Dern (Nebraska), Tom Hanks (Captain Phillips) e Forest Whitaker (Lee Daniels' The Butler).

"Dallas Buyers Club", filme dirigido por Jean-Marc Vallée, é uma história real que surgiu pela primeira vez num artigo do jornal The Dallas Morning News em 1992. Bill Minutaglio foi o autor de um extenso artigo baseado em entrevistas com Ron Woodrof, um alcoviteiro infectado pelo vírus do HIV que procurava remédios para doentes incapacitados de adquiri-los.  

Dado TNT: Foi através de "Dallas Buyers Club" que Matthew McConaughey conquistou sua primeira indicação e um prêmio Globo de Ouro como Melhor Ator em Filme Dramático.  
por Alejandro Cusa