"The Grand Budapest Hotel" surpreende no Globo de Ouro

Venceu como Melhor Filme de Comédia ou Musical e deixou a maioria surpresa.

Uma das surpresas da noite do Globo de Ouro, "The Grand Budapest Hotel" foi premiado como Melhor Filme de Comédia ou Musical. O filme de Wes Anderson venceu o favorito "Birdman", de Alejandro González Iñárritu; "Into the Woods", de Rob Marshall; "Pride", de Matthew Warchus; e "St. Vincent", de Theodore Melfi.

O genial Robert Downey Jr. foi o responsável por convidar o diretor para subir ao palco do Beverly Hilton Hotel, onde disse que "não vou gastar meus poucos segundos agradecendo pessoas como Steven Rales e Scott Rudin e  Jim Gianopulos,  Nancy Utley e Steve Gilula, Jane e Owen, Ralph e Hugo, Jeremy, Bill, Rowan e  Jason, Randy e Edward, Adrian e Jason, Jeff e Tilda, Jim e Rick, e, especialmente, James L. Brooks e Polly Platt". "No lugar, vou me concentrar na Imprensa Estrangeira de Hollywood: Yorum, Dagmar, Yukiko, Munawar, Lorenzo, Armando, Husam, Jean-Paul, Hans e Helmut. Estas são as pessoas que quero agradecer esta noite e, muitos outros com nomes diferentes, mas muito queridos, como Kirpi, Erkki, Anke, e assim sucessivamente", concluiu.

Inspirado em Billy Wilder e Ernst Lubitsch, o longa-metragem está ambientado 85 anos atrás como "uma Euro Movie, um filme de época". A trama segue os passos de Mr. Gustave, o zelador do estabelecimento, e Zero, um jovem com quem ele inicia uma amizade, enquanto pensa em roubar e recuperar uma pintura renascentista de grande valor; assim como na briga entre os integrantes de uma família por uma fortuna incalculável. 

Com o mesmo diretor de "Moonrise Kingdom", o filme conta com Ralph Fiennes (M. Gustave), Tony Revolori (Zero), Edward Norton (Henckels), Jude Law (jovem escritor), Saoirse Ronan (Agatha), Bill Murray (M. Ivan), Léa Seydoux (Clotilde), Owen Wilson (M. Chuck), Jason Schwartzman (M. Jean), Willem Dafoe (Jopling), Tilda Swinton (Madame D.), Adrien Brody (Dmitri), Jeff Goldblum (Kovacs), Harvey Keitel (Ludwig), F. Murray Abraham (Mr. Moustafa) e Tom Wilkinson (autor); entre outros.

Dado TNT: "The Grand Budapest Hotel" é a produção de maior sucesso de bilheteria da carreira de Wes Anderson como diretor, arrecadando US$163 milhões de dólares.

por Alejandro Cusa

PUBLICIDADE